• Destaques

      Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe do DAF e da Diretoria de Compras participou com sucesso do curso ‘Formação de Pregoeiro e Agente de Contratação’, capacitando os servidores para desafios ainda maiores. Agradecemos ao professor Rafael Sérgio de Oliveira e a professora Nádia Dall Agnoll por compartilharem seu conhecimento e sua experiência, contribuindo para o aprimoramento contínuo de nossos serviços.     O professor Rafael Sérgio é fundador do Portal L&C, doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, mestre em Direito, pós-graduado em Direito da Contratação Pública e Especialista em Direito Público. A professora Nádia Dall é bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo Municipal na Universidade Paranaense - UNIPAR, especialista em licitações e contratos. Parabéns a todos os participantes por seu empenho e dedicação neste importante processo de aprendizado. Juntos seguimos fortalecendo nossa capacidade de realizar contratações públicas de forma eficiente e transparente

  • Destaques

    No dia 2 de abril o DAF recebeu a visita técnica da PROAF, Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal de Catalão. Equipe da PROAF reunida em frente ao prédio da Reitoria, da Universidade de Brasília   A Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFCAT objetiva propiciar atividades de apoio aos diversos campi da universidade, gerenciando os processos administrativos por intermédio dos setores que a compõem. O motivo da visita foi oportunizar uma troca de experiências entre as diretorias administrativas das universidades. O encontro contou com a presença do Decano Professor Abimael Assessoria e as Diretorias do DAF e o Pró-Reitor da UFCAT Emerson Gervásio, juntamente com sua equipe. O Decanato de Administração da UnB reforça sua parceria com a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFCAT, dialogando entre si e proporcionando um crescimentto mutuo. Equipe DAF e PROAF reunida na Reitoria

  • Destaques

      No dia 22 de fevereiro, o Decanato de Administração da UnB recebeu a visita de José Edson Lima, Coordenador da CASS/Proginst (Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços/PROGINST), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).      Vitor Malheiros - Chefe de divisão/ Abmael Costa - Decano de Administração/ José Edson - Diretor de Compras UFAL/ Ricardo Oliveira - Diretor de Compras UnB/ Magna Valéria - Assessora do DAF   A Gestão Institucional - Proginst - tem por finalidade planejar e coordenar as políticas de desenvolvimento institucional e as atividades de gestão da informação, de programação orçamentária, de planejamento e avaliação da Universidade Federal de Alagoas, tendo em vista os compromissos e os recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC), de convênios e contratos, bem como, de outros Ministérios e agências financiadoras nacionais e estrangeiras. Em sua visita, José Edson compartilhou um pouco sobre a sua experiência do Fórum de Compras e Licitações da UFAL. O encontro proporcionou trocas de experiências sobre assuntos relacionados as compras e licitações das universidades.   O diálogo do coordenador da CASS/Proginst com o DAF e o diretor da DCO, reforça a parceria entre a UnB e a UFAL, garantindo o comprometimento da universidade na qualidade e a eficiência dos seus processos administrativos.      

  • Destaques

                     No último dia 22 de outubro os servidores Jeremias Pereira da Silva Arraes (assessor do DAF) e Antônio Marcio Lopes Bezerra (Diretor da DCF/DAF), estiveram na Ilha da Madeira em Portugal, para participar da 20ª conferência Ibero-Americana, com aprovação do trabalho intitulado “PROPOSTA DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA INTELIGENTE PARA GESTÃO E QUALIDADE DOS GASTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO”.          A convite da International Association for Development of the Information Society (IADIS), Jeremias Arraes atuou como moderador de uma das sessões do evento.          O trabalho é fruto do desenvolvimento de uma ferramenta gerencial colocada recentemente à disposição do Decanato de Administração e que passou a contribuir com a qualidade do gasto público e a transparência ativa do DAF. A ferramenta utilizada foi Business Intelligence - BI, que possibilita o acesso à informação em um formato dinâmico de dados, ofertando ao usuário um self-service de informações.        Em 2022 o DAF atualizou a estrutura da Diretoria de Contabilidade (DCF) que passou a ter uma coordenação dedicada aos temas de custos e transparência. O DAF entende que no atual cenário, o contador passa a ter papel fundamental na preparação de informações contábeis e gerenciais que possam ser utilizadas tanto pelos gestores como pela sociedade.          Antônio Marcio teve a oportunidade de apresentar o trabalho, que também contou com as colaborações do Decano de Administração Abimael de Jesus B. Costa e o Lucas Teles de Alcantara (coordenador de Transparência, Gestão Financeira e Custos) e dos parceiros da Faculdade de Tecnologia Kelly Santos de Oliveira Bezerra e professor Fábio Lúcio Lopes de Mendonça.                                                                              Antônio Márcio apresentando o trabalho de Qualidade do Gasto Público                                                               Jeremias Arraes, moderador da sessão de Usabilidade e Interação Humano-Computador            Este é o resultado de mais uma das ações estabelecidas no Planejamento Estratégico Setorial do DAF e que foi possível ser compartilhada por meio de evento acadêmico. O produto desse trabalho contribui para o gerenciamento das informações e para tomada de decisão no Decanato, fazendo com que o DAF preste um serviço de excelência à comunidade universitária e colabore com a UnB no alcance da sua missão institucional.                                                                                                                                                                                          Jeremias Arraes                                                                    Antônio Márcio                                                                   

  • Destaques

      Francinilda Barbosa, servidora do Decanato de Administração da Universidade de Brasília, foi selecionada para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Gestores e Administradores 2023, para servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UnB para a realização de mobilidade no exterior, no período de 29/09 a 08/10/2023.      Francinilda com o Reitor, o Secretário de Assuntos Internacionais e o Subseretário de Bem-Estar da Universidad Nacional del Sur   O Programa é promovido no âmbito do acordo de cooperação entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Dentre as universidades relacionadas para a realização da troca de experiência, Fran escolheu a Universidad Nacional del Sur, em Bahía Blanca na Argentina. O objetivo do Programa Escala Gestores é realizar um estágio de formação na tarefa específica de competência do técnico administrativo em qualquer outra Universidade AUGM, sediada em um país diferente da Universidade de origem do beneficiário. O programa visa ajudar no fortalecimento da gestão e administração das Universidades Membro da AUGM e de suas funções essenciais. Além de contribuir para a formação e profissionalização do pessoal de gestão e administração das Universidades, e de promover a cooperação interinstitucional entre as Universidades da AUGM, compartilhando as equipes de apoio e gestão que as instituições possuem. Ao todo, cerca de 41 Universidades fazem parte da AUGM, sendo 15 Universidades brasileiras. “Na minha percepção as atividades realizadas nesse intercâmbio contribuíram para fomentar o processo de construção de um espaço de intercâmbio de técnicos-administrativos, possibilitando a troca de experiência profissional e cultural, mas também acrescentando conhecimento da diversidade e particularidades na administração pública da Universidade Nacional del Sur. A visita presencial me possibilitou identificar diferenças e similaridades em procedimentos, que oportunizam levar e trazer experiências profissionais da Instituição de Ensino Superior de outro país. Ademais, a troca de conhecimento dos diferentes avanços de cada universidade desperta o interesse de buscar também alcançar novos patamares em áreas ainda não atingidas. O contato maior também proporcionou a criação de vínculos entre os técnicos-administrativos participantes do Programa, para que possam colaborar com novas iniciativas de cooperação para o melhor desenvolvimento da administração pública.” – Relata Fran sobre sua experiência ao participar do programa.   Equipe da Diretoria de Contabilidade e Finanças da UNS    Abaixo, Fran destaca as principais atividades que participou no programa: Encontro de estudantes estrangeiros na Casa da Cultura da Universidade Nacional del Sur (UNS), apresentando comidas típicas de cada país, onde reuniam-se vários estudantes brasileiros da UNS; Reuni cada dia da semana com uma equipe dos setores que compõem a Diretoria de Contabilidade e Finanças: Mesa de Entrada, Liquidação, Compras e Contratos, Tesouraria, Patrimônio, Orçamento e Prestação de Contas. Os setores apresentaram os procedimentos e fluxos das rotinas de trabalho, o sistema utilizado pela universidade, chamado Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), onde realizam a execução financeira, patrimonial, contábil e controla os dados orçamentários de ingresso e de saída de recurso da universidade. Na sequência, informei sobre o sistema utilizado no Brasil, o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal, que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. A Argentina, no entanto, ainda não possui um sistema integrado de administração financeira. A Contabilidade encaminha ao Governo Federal Argentino os dados lançados no Sistema de Informação Universitária (SIUPILAG), no período de 03 (três) em 03 (três) meses. - Apresentei o Sistema Eletrônico de Informações - SEI, mostrando a funcionalidade e praticidade do trabalho por meio de processo eletrônico, que substituiu o uso de documentos em papel. A UNS ainda utiliza processo físico, mas a Universidade está desenvolvendo um sistema similar ao SEI para haja em breve a substituição do processo físico. - Trocamos também informações com o setor de compras e contratos a respeito dos procedimentos de licitação, dos tipos de licitação, das normas, dos tipos de contratos terceirizados existentes em ambas as universidades, os problemas mais recorrentes nos contratos, a quantidade de contratos. As normas que regulamentam os pagamentos de menor valor para compras diretas sem licitação, decorrente da alta taxa de inflação no país. Encontrei com a equipe da Fundação de Apoio da Universidade Nacional del Sur, trocamos informações sobre os projetos apoiados pelas Fundações de Apoio, sobre as normas que regulam essa prestação de serviço e sobre as atividades auditadas pelos órgãos de controle. Participei de uma aula de português destinada aos estudantes da UNS, que é disciplina obrigatória para vários cursos da universidade. Conversei com as estudantes, apresentamos imagens da cidade de Brasília, da UnB e de outros estados do Brasil. Da mesma forma, as estudantes mostraram pontualmente no mapa da Argentina, exposto na sala de aula, as cidades em que nasceram e falaram sobre a cultura e característica de sua cidade natal. Reuni com o Subsecretário Geral de Bem-estar. O setor é equivalente ao Decanato de Assuntos Comunitários. Apresentei a página do Decanato de Assuntos Comunitários, mostrando os dados do Relatório de Gestão do DAC, com os programas de assistência estudantil da UnB. No mesmo sentido, o Subsecretário informou sobre as bolsas que a UNS direciona aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, sobre a Casa de Estudante, Posto de Saúde para atender os estudantes da universidade, bem como sobre o subsídio da Universidade a uma escola do primário, escola do secundário e cursinho preparatório para ingresso na universidade. Reuni com a equipe da Secretaria Geral de Ciência e Tecnologia. O setor é equivalente ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia. Apresentaram informações de apoio aos projetos das Unidades referente à aquisição de equipamentos, apoio à inovação, patenteamento de invenções de equipamentos. Ocorreu também o encontro com o Reitor da Universidade Nacional del Sur, que deu as boas-vindas à UNS. Os temas discutidos foram sobre os programas de assistência estudantil desenvolvidos na UnB, sobre o quantitativo de cursos, de estudantes, docentes, técnicos-administrativos da UnB. Conversamos também sobre o funcionamento do sistema Eletrônico de Informações - SEI, sobre o SIAFI, sistema integrado de administração financeira do Governo Federal e sobre o Portal Transparência. Participei do Programa de Rádio da universidade chamado "Con voz no docente", juntamente com a servidora da Universidad de la República Uruguay, Sthefanie e a servidora Celeste da Universidad Nacional del Sur para falarmos sobre a troca de experiência proporcionada pelo Programa Escala Gestores e Administradores da AUGM. “Por fim, declaro que o Programa Escala me permitiu desenvolver atividades de construção compartilhada de conhecimento e interação com os servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior de outro país, proporcionando troca de experiência profissional, intercultural, além do aperfeiçoamento do idioma. Considero o oferecimento desse programa aos técnicos-administrativos uma grande oportunidade de estudo, pesquisa e enriquecimento profissional. Ademais, por meio da internacionalização a UnB pode fortalecer seu papel social e expandir a responsabilidade institucional com o trabalho colaborativo para solucionar grandes problemas da contemporaneidade.” - Finaliza Fran. Para escutar o Podcast que Fran participou durante sua visita à Universidad Nacional del Sur, acesse: https://open.spotify.com/episode/6D5oXt8bbyyJ3N2qJ804nP            

  • Destaques

    No último dia 31 de julho deste ano, o Decano de Administração da Universidade de Brasília, Professor Abimael de Jesus Barros Costa, recebeu o Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Sr. Vilmar Michereff Junior.     O encontro também contou com a presença do Assessor do DAF, Sr. Jeremais Arraes, e do Diretor de Gestão de Materiais da UnB, Sr. Alexandre Bezerra. Essa reunião faz parte de um conjunto de ações da atual gestão do DAF, cujo objetivo é promover uma maior aproximação, troca de experiências e know-how entre as Instituições de Ensino Superior - IFES. Durante o encontro, o principal assunto discutido foi a implantação do modelo de Almoxarifado Virtual para itens de uso comum em laboratórios da IFES. Nesse contexto, nos próximos dias, o DAF deve realizar uma série de ações que envolvem estudos técnicos e acadêmicos, visando  melhoria dos processos e dos serviços prestados pelo Decanato de Administração. AGUARDEM para mais novidades.      

  • Destaques

             A Diretoria de Compras (DAF/DCO), em parceria com a Diretoria de Compras da Universidade Federal de Goiás (DCOM/PROAD/UFG), realizará o 1° Encontro dos Gestores de Contratações das IFES do Centro Oeste.         O evento promete ser uma iniciativa emocionante que reunirá gestores e profissionais responsáveis pelas áreas de contratação de bens e serviços das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo principal é criar um espaço de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos, buscando aprimorar e otimizar os processos de contratação nessas instituições.         O evento contará com uma programação diversificada e enriquecedora, incluindo palestras, que irão abordar temas relevantes e atuais relacionados às contratações públicas. Entre os temas a serem debatidos, destaca-se as inovações trazidas pela Lei n° 14.133/2021, bem como os seus desafios e oportunidades para conferir maior eficiência ao processo de contratação pública.Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados, trocando ideias sobre boas práticas, desafios enfrentados e soluções inovadoras.         O evento será em formato presencial, restrito aos gestores de compras e contratos das IFES do Centro-Oeste, e contará com a transmissão das palestras pelo YouTube (Canal UnBTV) para os demais interessados. Esse encontro, com carga horária de 24 horas, acontecerá nos dias 08 à 10 de agosto de 2023 no Auditório Verde do Prédio da FACE, Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Segue abaixo a programação completa e links de transmissão do evento: 8 de Agosto 9 de Agosto 10 de Agosto   Abertura   Fase Preparatória - Planejamento da Licitação (ETP, TR, MR)  Aspecto de Governança nas contratações/ qualidade das normas  O sistema de registro de preços na nova lei e suas inovações   Contratações anual e o Sistema PGC  Contratações de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão-de-obra  Contratações diretas à luz da lei nº 14.133/2021     Infrações e sanções administrativas à luz da lei 14.133/2021      Certezas para o futuro: Começar hoje                     

×

Mensagem

You have no rights to access file in this category
2
0
3
Ops!

Desculpe! Funcionalidade bloqueada.