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Novo Inventário Anual Descentralizado da UnB - 2023
E as mudanças não param! No último 06 de Abril, o Decano de Administração, Prof. Abimael de Jesus Barros e Costa, assinou a Circular nº 004/2023/ SEC/DAF ( SEI 9596341) presente no Processo SEI 23106.042209/2023-62 que trouxe as diretrizes para realização do Inventário Anual Descentralizado da Universidade de Brasília-UnB do ano de 2023. A UnB inaugura em 2023 um novo processo de inventário, com grandes novidades. Será o primeiro ano em que o processo será realizado integralmente no Sistema SIPAC e contará com aplicativo Coletor de Patrimônio que permitirá realizar o inventário por meio do CELULAR com vistas a tornar o processo muito mais eficiente e eficaz para as Subcomissões de Inventário das Unidades. No momento, o aplicativo Coletor de Patrimônio está disponível apenas aos smartfones com sistema operacional Android. Todavia, para os próximos anos a ideia é sua expansão também para equipamento que usa o sistema IOS. O app possibilitará uma rápida coleta das informações dos bens com uma simples leitura da etiqueta de patrimônio pelo app, a partir da utilização da câmera do smartfone. Esta facilidade permitirá maior celeridade na verificação dos bens, tornando esta etapa da realização do inventário consideravelmente menos morosa e cansativa a quem a realiza em suas Unidades. Ressalta-se que o app é parte integrante do SIG, pacote de soluções contratada pela atuação gestão da UnB e que vem aprimorando os procedimentos da Universidade. Por sua vez, a Coordenadoria de Patrimônio - DGM/PAT, vinculada a Diretoria de Gestão de Materiais - DAF/DGM, já iniciou e enviou a todas as unidades o processo SEI de realização de seus inventários. O processo contém: Guia do Inventário Patrimonial Móvel Anual de 2023, Instrução do Inventário Patrimonial, Manual de Dicas do SIPAC e ainda um treinamento de uso do SIPAC/PAT em videoaula, ministrada pelo Coordenador de Patrimônio Móvel da UnB, Daniel de Macedo. Por fim, ainda no primeiro semestre deste ano, fechando o ciclo orientativo às unidades, a DGM/PAT promoverá uma semana de treinamento às subcomissões responsáveis pela realização dos inventários - todos os dados referentes a essa ação deverão sem publicados já no neste mês de maio. Todas essas iniciativas fazem com que as expectativas pelo resultado do inventário de 2023 da UnB seja as melhores possíveis desde início de sua realização. Mão-a-massa e ótimo trabalho a todos! Baixe o app Coletor de Patrimônio no app Ou QrCode
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Novo Procedimento para Realização de Mudanças, Recolhimento e Redistribuição de Bens na UnB.
O ano de 2023 começou e com ele diversas mudanças. No fim de fevereiro do ano corrente a Diretoria de Gestão de Materiais - DAF/DGM por meio da Coordenadoria de Patrimônio Móvel - DGM/PAT alterou os procedimentos para solicitação dos serviços de recolhimento, redistribuição e mudança. As solicitações que eram realizadas via SEI passaram, desde início de março, a ser efetuadas via SIPAC. A mudança nos referidos procedimentos foi divulgada por meio do processo SEI 23106.020659/2023-02, que traz além do memorando-circular o GUIA DE RECOLHIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO E MUDANÇA DO SIPAC (SEI 9386590), que detalha o passo a passo de como realizar as novas demandas pelos serviços. Tais mudanças de procedimentos visam aprimorar as rotinas tornando-as mais eficientes e efetivas a todas as unidades, além de gerar maior segurança na baixa das cargas da responsabilidade dos agentes patrimoniais. Além da eficiência e agilidade que será alcançada com a mudança no procedimento, a ação também se destaca no campo da sustentabilidade uma vez que permitirá a DGM/PAT promover melhor separação e destinação dos bens que serão recolhidos, fazendo com que cada vez redistribuições sejam realizadas para as unidades que necessitam. Por meio da operação da nova funcionalidade do SIPAC/PAT é possível que as Unidades da UnB promovam com apenas alguns cliques solicitações de atendimento aos serviços ofertados pela Divisão de Recolhimento, Redistribuição e Mudança - PAT/DRM. A referida mudança também é parte das ações de simplificações processuais implantadas no âmbito das atividades desenvolvidas pela DGM. Por fim, é importante ressaltar que a ação também faz parte do planejamento para o máximo aproveitamento do pacote de soluções do SIG/UnB, em especial, o módulo do SIPAC/PAT. Ótimo trabalho a todos! Autores: Alexandre Bezerra, Diretor de Gestão de Materiais - DAF/DGM Marcos Vinicius, Assistente em Administração - DGM
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Visita do Pro-Reitor de Administração (PROAD/UFSC)
Encontro para trocas de experiências sobre assuntos que têm permeado reestruturações na PROAD/UFSC, dentre eles a adaptação dos processos à Nova Lei de Licitações. No último dia 10/04 o Decanato de Administração(DAF), recebeu a visita do Pro-Reitor da Universidade Federal de Santa (UFCS) Vilmar Michereff Junior e dos diretores de compras e contratos para discutir as ações realizadas pelas universidades em relação à transição das leis de licitações e contratos. Durante a reunião, foram debatidas questões como a necessidade de alteração de fluxos e estruturas organizacionais para se adequar às novas leis e também sobre a reestruturação na PROAD/UFSC. Entre as propostas discutidas, destacou-se a possibilidade de se instituir o uso de um almoxarifado virtual, que permitiria a gestão de estoques de forma mais eficiente e econômica. A ideia é que as universidades trabalhem em conjunto para avaliar a viabilidade dessa medida e, caso seja considerada pertinente, implementá-la o mais breve possível. A transição para as novas leis de licitações e contratos é um desafio para as instituições de ensino superior em todo o país. No entanto, a UFSC e outras universidades têm se mostrado comprometidas em buscar soluções inovadoras e eficientes para lidar com as mudanças exigidas. A visita do Pró-reitor da UFSC e o diálogo com os diretores da DCA e DCO da UnB reforça esse comprometimento e mostra que a universidade está engajada em garantir a qualidade e a eficiência dos seus processos administrativos.
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UnB consegue liberação de medicamento para pesquisa
Estudo pioneiro com canabidiol, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, testa tratamento para pessoas com dependência de crack UnB é primeira instituição do país a importar canabidiol para fins de pesquisa. Foto: Freepik Após dez meses, o Decanato de Administração (DAF), o Gabinete da Reitora e a pesquisadora Andrea Gallassi, que coordena o Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia, da Universidade de Brasília (UnB), conseguiram a liberação do medicamento canabidiol para ser utilizado em pesquisa com dependentes de crack. A UnB tinha autorização de importação, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas o insumo ficou parado no Aeroporto Internacional de Brasília por falta de autorização de retirada, que foi concedida na terça-feira (28).“A gente não desistiu. A Universidade assumiu esse compromisso com a ciência, com a pesquisa que eu coordeno, e enfrentou todos esses obstáculos. Sou muito grata à equipe de importação do DAF e ao decano Abimael Costa, e ao Gabinete da Reitora que envidaram todos os esforços. O que aconteceu quase inviabilizou a pesquisa, mas vamos finalizar e apresentar evidências científicas bastante robustas neste campo”, conta Gallassi.O objetivo da pesquisa, financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), é comparar o uso dos tratamentos convencionais e o uso de canabidiol para tratar dependentes de crack. O estudo é um ensaio clínico duplo cego randomizado: são separados dois grupos de pessoas dependentes de crack, e cada grupo vai tomar um tipo de medicamento. O grupo controle é o que ingere os medicamentos convencionais para tratar a dependência. O outro recebe o medicamento canabidiol. Os participantes da pesquisa não sabem a qual grupo pertencem nem a equipe da pesquisa, ficando essa informação somente conhecida pela coordenadora do estudo e pelo farmacêutico responsável.Após dez semanas de tratamento, a pesquisa mostrará se o grupo que recebeu o canabidiol tem uma resposta melhor com relação a quatro parâmetros: diminuição do uso de crack; melhoras na saúde mental (insônia, depressão, ansiedade) e física (melhora na ingestão de alimentos e no bem estar geral); melhora com relação aos sintomas de abstinência (falta do uso e vontade de uso); e se os eventos adversos são menores quando comparado ao outro grupo.ENTENDA – A UnB foi a primeira instituição do país a solicitar a importação de canabidiol para fins de pesquisa, em 2019. Quando o estudo iniciou e o processo de importação foi finalizado, nenhum laboratório brasileiro produzia o medicamento. Até então, a Anvisa só tinha autorizado a importação de canabidiol para pessoa física, para tratar pacientes. “O recurso da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) saiu em 2017, mas passamos dois anos organizando toda a papelada e tendo reuniões com a Anvisa para que pudéssemos explicar a pesquisa e cumprir com todas as exigências para a importação”, detalha a Andrea Gallassi.No período de março 2020 a julho 2021, a pesquisa ficou parada por conta da pandemia de covid-19. Quando retomou o trabalho, os pesquisadores enfrentaram obstáculos para obter as novas autorizações. “A equipe da Diretoria de Importação e Exportação do DAF foi incansável. Sabemos da nossa responsabilidade, principalmente porque é uma questão humanitária e de saúde pública. Foram feitas novas exigências, que não foram solicitadas na primeira vez que o grupo de pesquisa fez a primeira importação”, conta o decano de Administração, Abimael Costa. Fonte: UnB Notícias
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Tutorial de Coffee Break
O Decanato de Administração, disponibilizou o tutorial de "Passo a Passo para solicitação de serviço de Coffee Break para Evento da UnB" com intuito de facilitar o acesso por parte dos usuários. Confira o vídeo na integra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-RYF38ExZ7g .
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UnB Notícias - Pagamento para participação em eventos e para publicação de artigos ficou mais prático
O pagamento para participação em eventos acadêmicos e para publicação de artigos em periódicos vai ficar mais fácil com novos procedimentos adotados pelo programa Simplifica UnB. A mudança vai facilitar a vida de quem submete e de quem gerencia e autoriza o pagamento. O novo passo a passo consta nos manuais elaborados para orientar quem necessita destes serviços. >> Acesse o Manual para pagamento de inscrição em eventos acadêmicos >> Acesse o Manual para pagamento de publicação de artigo em periódico Os manuais oferecem orientações sobre os novos procedimentos a serem adotados em duas situações: quando os recursos das bolsas e auxílios são oriundos da própria UnB, e quando são repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo dos processos se diferencia de acordo com a fonte de financiamento.A abrangência (nacional ou internacional) do evento ou do periódico científico também implica em variações no fluxo dos processos. Para informar de maneira simples e objetiva essas diferenças, os manuais oferecem checklists para cada caso.Um dos principais problemas que os novos procedimentos vêm solucionar é a quantidade de devoluções de documentação e retrabalho por parte de quem solicita o pagamento. “Por uma falta de padrão na submissão do processo, eram gerados excessos de instâncias e loopings eternos de devolução. A principal ideia é padronizar e simplificar o fluxo”, explica Luciana Couto, diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), diretamente envolvida na implantação dos novos modelos.A inclusão de formulários específicos no SEI, com informações adicionais de preenchimento e do arcabouço legal desses processos, é parte das medidas para facilitar o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos, como destaca a decana de Administração, Rozana Naves. “Os processos de pagamento de publicação de artigos e inscrição em eventos, quando envolvem os serviços de pessoa jurídica, são de média complexidade porque se submetem à legislação vigente sobre contratações por dispensa de licitação”, completa. Fonte: UnB Notícias
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Passo a Passo - Processo de Solicitação de Pagamento de Bolsas e Auxílios
O Decanato de Administração, disponibilizou o tutorial "Passo a Passo - Processo de Solicitação de Pagamento de Bolsas e Auxílios", com intuito de facilitar o acesso por parte dos usuários. Confira o vídeo na integra através do link:https://www.youtube.com/watch?v=4Y1Laqk-Klk
Diretriz Institucional
A Diretoria de Compras (DCO) é uma unidade de compras da Universidade de Brasília e tem por finalidade padronizar, orientar, analisar, executar e controlar as atividades relacionadas com as aquisições e contratações de serviços, alienações, concessões, permissões e locações no âmbito da Universidade de Brasília (FUB), na forma das modalidades de licitações da Lei n. 8.666/1993 (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão) e na modalidade de licitação denominada de Pregão, de acordo com a Lei n. 10.520/2002, regulamentado pelos Decretos n. 3.555/2000 e n. 5.450/2005.