O pagamento para participação em eventos acadêmicos e para publicação de artigos em periódicos vai ficar mais fácil com novos procedimentos adotados pelo programa Simplifica UnB. A mudança vai facilitar a vida de quem submete e de quem gerencia e autoriza o pagamento. O novo passo a passo consta nos manuais elaborados para orientar quem necessita destes serviços.

>> Acesse o Manual para pagamento de inscrição em eventos acadêmicos 

>> Acesse o Manual para pagamento de publicação de artigo em periódico

 

Os manuais oferecem orientações sobre os novos procedimentos a serem adotados em duas situações: quando os recursos das bolsas e auxílios são oriundos da própria UnB, e quando são repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo dos processos se diferencia de acordo com a fonte de financiamento.

A abrangência (nacional ou internacional) do evento ou do periódico científico também implica em variações no fluxo dos processos. Para informar de maneira simples e objetiva essas diferenças, os manuais oferecem checklists para cada caso.

Um dos principais problemas que os novos procedimentos vêm solucionar é a quantidade de devoluções de documentação e retrabalho por parte de quem solicita o pagamento. “Por uma falta de padrão na submissão do processo, eram gerados excessos de instâncias e loopings eternos de devolução. A principal ideia é padronizar e simplificar o fluxo”, explica Luciana Couto, diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), diretamente envolvida na implantação dos novos modelos.

A inclusão de formulários específicos no SEI, com informações adicionais de preenchimento e do arcabouço legal desses processos, é parte das medidas para facilitar o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos, como destaca a decana de Administração, Rozana Naves. “Os processos de pagamento de publicação de artigos e inscrição em eventos, quando envolvem os serviços de pessoa jurídica, são de média complexidade porque se submetem à legislação vigente sobre contratações por dispensa de licitação”, completa. 

 

 

Fonte: UnB Notícias