ALM Central

 

A Coordenadoria de Almoxarifado – ALM é um órgão pertencente à estrutura da Diretoria de Gestão de Materiais – DGM, responsável por coordenar, executar e controlar, com zelo e diligência as atividades relativas ao recebimento, conferência, guarda, registro e distribuição de material de uso comum, equipamentos e materiais permanentes adquiridos pela Universidade de Brasília, sempre utilizando as boas práticas de guarda e logística de materiais.
Adicionalmente, é o Almoxarifado Central o responsável por coordenar a compra e gerar relatórios de uso e estocagem de Produtos Químicos de uso restrito, controlados pela Polícia Federal.
A atuação desta Coordenadoria se estende para a todos os campi desta Universidade, incluindo as áreas administrativas e acadêmicas.
Subordinado ao ALM, existe o Divisão de Material de Consumo – DMC, cujas principais funções consistem no cuidado do estoque, gerenciamento e distribuição dos materiais de consumo, a exemplo dos pertencentes às atividades de limpeza, copa e cozinha, materiais de escritório, entre outros, que suprem as necessidades diárias de toda a comunidade acadêmica.

Atualmente o ALM tem como Coordenadora a servidora do quadro permanente Amanda dos Santos Galindo, Engenheira Química e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, especialista em Análise de Risco pela Petrobrás, tendo realizado cursos nas áreas de Segurança contra incêndio, Gerenciamento de equipes e materiais, Controle da Qualidade, Contabilidade e Finanças públicas , Licitações, dentre outros.
 
Em conformidade com o Ato do Decanato de Administração Nº 359/2019, são atribuições do ALM:
 
Art.  5º  À  Coordenadoria  de  Almoxarifado  (ALM)  compete: coordenar, executar e controlar as atividades relativas ao  recebimento, conferência, guarda, registro e distribuição de material de uso comum, equipamentos e materiais permanentes adquiridos pela UnB.
  • coordenar e executar o recebimento, conferência,  armazenamento e distribuição dos materiais e equipamentos adquiridos pela UnB;
  • supervisionar o ateste das notas fiscais dos materiais e equipamentos recebidos pelo Almoxarifado Central;
  • remeter as notas fiscais à Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) para liquidação e pagamento;
  • providenciar a inspeção ou análise de qualidade dos materiais  e equipamentos quando for o caso;
  • registrar no Sistema do Almoxarifado a movimentação física dos materiais e equipamentos (entrada e saída) recebidos no almoxarifado;
  • coordenar a entrega do material específico;
  • controlar os saldos das atas dos processos de compras que o Almoxarifado Central é responsável;
  • confeccionar Termo de Referência e pesquisa de preço dos processos de compras de material do estoque e realizar demais ações  do  processo de compras;
  • realizar contato com fornecedores para tratar acerca da logística de entrega dos materiais, prazos de entregas e demais cumprimentos legais;
  • supervisionar as amarrações e as organizações dos galpões e áreas de estoques;
  • acompanhar a emissão das notas de fornecimento para agendamento das entregas na Unidade;
  • supervisionar, diariamente,  a  entrega de materiais específicos, mantendo as planilhas atualizadas;
  • supervisionar a realização do inventário semanal dos materiais específicos, realizando a conferência do quantitativo do  material  armazenado com o do sistema;
  • Supervisionar e dar suporte ao Setor de Material de Consumo;
  • propor à direção melhorias e/ou adequações das instalações físicas.

 

Links:

Atas geridas pelo Almoxarifado Central

Materiais controlados pela Polícia Federal